sábado, 23 de outubro de 2010

A fruta do pecado


Verrmelha e suculenta, a maçã é símbolo de paixão, desejo, sensualidade e também do pecado original. Muitos feitiços amorosos são feitos através dela.
Para a mitologia grega ela é sinônimo de discórdia, já na mitologia celta representa a imortalidade e o alimento para os mortos.
A maçã, além de saborosa, tem considerável valor nutritivo. Contém vitaminas B1, B2 e sais minerais como fósforo e ferro.
As vitaminas do complexo B em geral ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos.
O fósforo previne a fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes. E o ferro é importante na formação do sangue.
As receitas de hoje têm como ingrediente principal essa fruta versátil, deliciosa e cheia de mitos.

Torta de maçã

Ingredientes
Massa
400 gramas de farinha de trigo
1 pitada de sal
200 gramas de manteiga gelada
3 colheres de sopa de água gelada
1/2 xícara de chá de farinha de rosca
100 gramas de manteiga cortada em pedacinhos

Recheio
8 maçãs verdes médias
1 colher de sopa de essência de baunilha
3 colheres de sopa de suco de limão
1 e 1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de noz-moscada ralada
1 xícara de chá de açúcar

Modo de preparo

Massa
Coloque a farinha e o sal num recipiente e misture bem. Acrescente os pedacinhos de manteiga gelada e misture com a ponta dos dedos até obter uma farofa.
Acrescente a água gelada, aos poucos, sentindo o ponto da massa. Se achar necessário, coloque menos ou mais água. Trabalhe a massa sobre uma superfície limpa até que fique lisa e uniforme.
Divida a massa em duas porções iguais e forme uma bola com cada uma. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por, no mínimo, duas horas.
Enquanto a massa descansa, comece a preparar o recheio.
Unte uma forma de fundo falso, com 22 centímetros de diâmetro, de manteiga e farinha de trigo.
Retire a massa da geladeira e coloque uma porção dentro de saco plástico duro. Centralize a massa e abra-a, com a ajuda de um rolo. Esse processo é importante para que você consiga abrir a massa por igual, sem que ela se quebre.
Abra a massa o mais fino que puder. Rasgue a lateral do saco plástico e retire cuidadosamente a massa. Coloque-a rapidamente sobre a forma untada. A massa deve ocupar todo o fundo e toda a lateral da forma. O ideal é que a massa ultrapasse a borda da forma cerca de 2 centímetros.
Acrescente a farinha de rosca no fundo da massa, coloque o recheio e acrescente a manteiga em pedaços.
Abra a segunda porção de massa, repetindo os passos da primeira porção. Cubra a torta com o segundo disco de massa. Una as bordas da massa, apertando bem com os dedos, e corte o excesso da massa.
Ligue o forno em temperatura média, de 180 graus.
Faça um furinho no centro da torta, para que o vapor interno saia. Leve a torta ao forno pré-aquecido por cerca de 90 minutos. Quando faltar 15 minutos para a finalização da torta, se quiser, retire-a do forno, pincele uma gema de ovo sobre sua superfície e volte ao forno até que sua superfície fique dourada.
Retire do forno e sirva quente ou fria.
Fica ótima com sorvete de canela ou creme.

Recheio
Descasque as maçãs, corte-as ao meio, retire as sementes e corte-as em fatias bem finas.
Coloque todos os ingredientes num recipiente grande e mexa bem para que as maçãs absorvam os sabores.


Maçã em massa folhada


Ingredientes
400 gramas de massa folhada
4 maçãs do tipo fuji
Açúcar e canela a gosto
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
1 gema
1 colher de sopa de água

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180ºC, temperatura média. Unte uma assadeira retangular pequena com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
Numa superfície lisa enfarinhada, abra a massa folhada com a ajuda de um rolo e corte quatro quadrados de 15 x 15 centímetros.
Em uma tigelinha, misture a gema e a água. Pincele os quadrados de massa com a mistura.
Descasque as maçãs e retire os cabinhos. Coloque uma maçã no centro de cada quadrado de massa e polvilhe com açúcar e canela. Embrulhe juntando as pontas e aperte bem as emendas da massa.
Coloque as maçãs na assadeira preparada, pincele com a gema e leve ao forno para assar por 40 minutos ou até que a massa fique dourada. Retire as maçãs do forno e sirva a seguir.
 Sirva com creme inglês.



2 comentários:

  1. Amei as receitas....amei seu blog...
    Meu nome é Nadya Leyser e sou Aluna do 4º módulo de Chef do Espaço Gourmet em Curitiba..
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Olá Nadya! Que bom que gostou! Quando quiser colaborar com o blog é minha convidada.
    Grande beijo

    ResponderExcluir