quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O livro do brigadeiro



Comprei um livro que há algum tempo estava paquerando: O livro do brigadeiro . Ele traz receitas inéditas do ateliê Maria Brigadeiro, como o crepe de brigadeiro e o bolinho de chuva com calda de brigadeiro, dicas de como preparar o tradicional doce, a importância dos ingredientes e dos utensílios usados no preparo, a harmonização com vinhos e até a montagem da mesa para festas.
A autora é a doceira Juliana Motter. O livro é ricamente ilustrado, além de ser o único que fala sobre o tema, mostra que o popular docinho guarda muito mais segredos do que se imagina. É ainda recheado de histórias, curiosidades e lembranças da infância de Juliana.
Aliás, você conhece a história do brigadeiro? Ele é um doce genuinamente brasileiro. Surgiu na década de 1940, na campanha eleitoral do brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência da República.
Sem nome na época, o doce de chocolate era coberto por uma fina camada de açúcar e acabou sendo batizado com o nome da condecoração do candidato.
Conheça duas receitas deliciosas do livro!

Brigadeiro clássico caseiro
Ingredientes

1 lata de leite condensado
3 gemas de ovo caipira
1 colher (sopa) de manteiga extra
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
Raspas de um bom chocolate para confeitar

Modo de fazer:
Coloque água para ferver em uma panela e cozinhe ali uma lata (fechada) de leite condensado por 30 minutos. Espere esfriar um pouco (o conteúdo fica quentíssimo), abra a lata e despeje seu conteúdo em outra panela, com as gemas, a manteiga e o chocolate em pó. Misture bem, leve ao fogo e mexa sem parar até formar uma bola (sim, minha avó escreveu “bola”). Quando estiver frio, faça bolinhas com essa massa, passando-as, em seguida, em raspas de chocolate.

"Não" receita de brigadeiro de colher (rende uma panela cheia)
Ingredientes:

2 latas de leite condensado
8 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo (tudo bem se for médio, para ficar pronto mais rápido; afinal, é remédio...).
Detalhe: Pode parar de mexer um pouquinho para ouvir aquele consolo da sua melhor amiga no telefone. Escolha o tom de marrom que você gostar mais. A massa é levinha, não dá trabalho nenhum para mexer. Não precisa olhar o fundo da panela, pois a massa deve ser tirada antes, para ficar bem cremosa. O ponto é aquele em que você sente que precisa comer o doce, pois nessa etapa os ingredientes já estão todos misturados e a massa está quentinha. Não tire da panela. Enrole-a em um pano de prato colorido (a panela está quente, lembra?), escolha a colher mais bonita daquele faqueiro de festa que foi da sua avó, sente-se no sofá e acalme-se. Amanhã, como cantou Chico Buarque, vai ser outro dia...


A doceira Juliana Motter com seus "docinhos" preferidos!

TÍTULO: O LIVRO DO BRIGADEIRO
ANO EDIÇÃO: 2010
EDIÇÃO: 1ª
AUTOR: Juliana Motter
R$36,00


Brigadeiros em embalagem exclusiva Maria Brigadeiro
www.mariabrigadeiro.com.br

2 comentários:

  1. Poxa...
    Pena que o Ateliê dela é tão longe!!!!!!!!!

    Renata Brandão

    ResponderExcluir
  2. Ju querida, já fazia algum tempo que eu não te visitava. Perdi muita coisa boa, seu blog está cada vez melhor. Maravilhoso o trabalho dos alunos, hein? Parabéns a todos e muita saudade de você.
    beijos

    ResponderExcluir