segunda-feira, 24 de maio de 2010

Marrocos



O Marrocos é um reino místico, em larga medida graças à influência árabe que determina todos os aspectos da sua vida cultural, religiosa, social e até mesmo econômica.
Ocupando uma área que vai do Estreito de Gibraltar até a Mauritânia, no extremo noroeste do continente, este país fantástico é um verdadeiro oásis ao alcance dos Europeus (apenas a 13 km do sul de Espanha), que lá podem entregar-se aos fascinantes prazeres de uma cultura que tem mais de oriental do que de africana, no comum sentido da palavra.
O exotismo de Marrocos tem a sua expressão mais vincada nos hábitos alimentares, onde a explosão de sabores desperta todos os sentidos. Não é de se estranhar que a refeição seja muitas vezes referida como um banquete.
A requintada culinária marroquina é pródiga na combinação de sabores: legumes e frutos secos, especiarias perfumadas, carnes soberbamente condimentadas, peixes e mariscos delicadamente preparados... Uma refeição típica marroquina começa com uma salada à base de pepino, tomate e pimentões ou uma sopa rica de carne, legumes e grãos (a Harira). Segue-se normalmente um Tajine (cozido de carnes com legumes e tomate, cozido e servido num recipiente de barro com o mesmo nome, com 1001 variantes) ou uma das dezenas de variedades de Cuscuz (sémola cozida no vapor acompanhada de legumes, carne de vaca, frango, peixe, etc.).
O pão tem um significado místico, sendo sempre considerado uma oferta, mesmo nos restaurantes. A pastelaria marroquina é muito rica e variada, sendo quase sempre à base de massas, amêndoas e outros frutos secos.
Além do ritual de lavar as mãos, o que se repete ao final da refeição, há ainda o costume de beber chá de menta antes e depois das refeições.
Os marroquinos comem com os dedos da mão direita (o polegar e os três primeiros dedos), pegando a comida de um prato comunitário. Antes das refeições, agradecem a Deus falando "Bismillah" e no final, falam "Al Hamdu Lillah", que quer dizer "Graças a Deus".





Tajines sendo preparadas no Marrocos. Lá em qualquer esquina você encontra essa preparação sendo feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário