terça-feira, 23 de março de 2010

Ambrosia da Daisy



“Ambrosia, o manjar dos deuses do Olimpo, era um doce com divinal sabor, segundo a mitologia grega. Era tão poderoso que se um mortal, a quem era vedado, o comesse, ganharia a imortalidade. Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. O nome Ambrósio, que vem da mesma raiz, significa divino e imortal”. A.D.

A receita é de minha querida e dedicada aluna Daisy Conde, mulher maravilhosa, prendada e generosa em compartilhar conosco essa receita divina.
Essa é, sem dúvida, a melhor Ambrosia que já comi na vida!!

Ingredientes:

3 litros de leite
600 gr. de açúcar cristal
5 ovos
1 colher café de baunilha

Modo de preparo:
Dando início a tão prestigiada receita, cuja origem remonta ao império romano, quando foi rotulada de Doce dos Deuses, convém separar o material necessário à confecção.
Deve-se colocar o leite, o açúcar, os ovos e a baunilha sobre uma superfície, juntamente com uma panela grande, uma colher grande, uma colher de café e, não esquecer, de uma caixa de fósforos para acender o fogo do fogão.
Primeiramente, deve-se medir o leite e colocá-lo dentro da panela grande, de boca larga, o suficiente para o leite não entornar quando estiver em ponto de fervura. Em seguida, deve-se colocar o açúcar, bem medido, sobre o leite. Leva-se, então, a panela ao fogo, para que o leite com o açúcar cozinhem e, o seu volume seja reduzido pela metade.
Quando o leite, ainda no fogo, estiver bastante reduzido e com a cor de um caramelo claro, deve-se bater as claras dos ovos, em ponto de neve, como para pão-de-ló e, acrescentar a elas, as gemas, uma a uma, sem parar de bater, formando uma mistura homogênea.
Prosseguindo, junte, delicadamente, as claras batidas com as gemas, ao leite em ponto de fervura, mexendo, de vez em quando, com uma colher grande, de forma a retalhar os ovos batidos, em pedaços médios, até que eles se acomodem no leite e não transbordem da panela.
Deixa-se a panela no fogo com chama baixa, enquanto a mistura de ovos vai se incorporando ao leite e, transformando-se num doce de cremosidade média.
Para que o doce não transborde, deve-se apagar o fogo durante 2 a 3 minutos para que a mistura de ovos cozinhe um pouco no calor já formado. Depois desse tempo acende-se novamente o fogo e deixa-se completar o cozimento do doce.
Quando estiver no ponto desejado, desliga-se o fogo e, deixa-o a esfriar. Esse ponto ideal é indicado pelo desaparecimento de uma espuma que se forma na superfície do doce.
Mais tarde, quando estiver em temperatura ambiente, deve-se colocá-lo numa bonita compoteira e, servi-lo puro ou, polvilhado com canela da China.

Obrigada Daisy,
Grande beijo


Nenhum comentário:

Postar um comentário