quinta-feira, 4 de março de 2010

Salada picante de abacaxi



Que tempo doido!!!
O que podemos fazer para amenizar esse calor? Ar condicionado, bebidas frias, banhos gelados, ventilador...e uma salada bem refrescante, que contenha tudo o que precisamos para uma refeição completa e balanceada.
As saladas completas são preparadas com diferentes alimentos, tais como legumes, verduras, hortaliças, frutas, carnes, massas, queijos...cortados uniformemente. Estes ingredientes são misturados e ligados por um molho.
Cada salada completa recebe um nome específico, de acordo com a proporção e tipos de ingredientes que a integram.
As saladas ganham cada vez mais importância no cardápio diário, pois proporcionam uma alimentação leve, nutritiva e saudável.
Seja adepto da salada!

Salada picante de abacaxi com batatas

Ingredientes:
1 colher de sopa de azeite
1 abacaxi pérola
5 batatas médias
½ xícara de chá de açúcar
1 colher de chá de gengibre picadinho
1 pimenta dedo-de-moça picadinha
2 dentes de alho laminados
1 cebola grande cortada em cubos médios
1 vidrinho de leite de coco
½ xícara de uvas passas pretas
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher de café de curry
1 colher de café de páprica doce
1 peito de frango cozido e desfiado
hortelã
sal
pimenta do reino
granola

Modo de preparo:
Para o doce de abacaxi: Em uma panela coloque o azeite, a cebola e deixe dourar em fogo baixo. Tempere com sal e pimenta do reino. Quando a cebola estiver transparente, acrescente o alho e o gengibre. Refogue até o alho soltar o aroma. Adicione o açúcar, o curry e a páprica, mexa delicadamente, ainda em fogo baixo.
Assim que o caramelo estiver dourado, acrescente o abacaxi descascado e em cubos médios e a pimenta dedo-de-moça. Misture e deixe cozinhar até todo o suco reduzir a uma calda. Nesse momento acrescente o leite de coco. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos em fogo médio. Desligue o fogo e adicione o creme de leite. Leve para esfriar.
Descasque as batatas e corte-as em cubos do tamanho do abacaxi, cozinhe em água salgada e fervente até que fiquem “al dente”. Escorra e resfrie.
Misture o doce de abacaxi com as batatas cozidas, acrescente as uvas passas, o peito de frango desfiado e a hortelã, corrija a pimenta.
Arrume uma travessa com folhas de agrião e tomatinhos cereja, coloque a salada de abacaxi no centro e polvilhe granola por cima, é ela quem dá todo o charme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário