terça-feira, 2 de março de 2010

Segredos de liquidificador




Eu nunca fui muito fã do Cazuza, mas gostava de algumas músicas. E uma delas que me deixa intrigada até hoje é a que diz assim: "Que só eu que podia/ Dentro da tua orelha fria/ Dizer segredos de liquidificador". A canção se chama Codinome Beija-flor.

O que será que Cazuza queria dizer com a expressão "segredos de liquidificador"? Alguns dizem ser uma metáfora que pretende mostrar a incompatibilidade entre a sociedade de consumo e a poesia. Outros alegam que simplesmente não existem liquidificadores sutis. Esses eletrodomésticos fazem muito barulho quando acionados. Logo, seria um segredo que não seria um segredo.

Mas a tese que eu mais me identifico é a de que alguns segredos que são contados ao pé do ouvido causam aquele tremor no corpo como um liquidificador. Será que existe uma outra definição melhor?

Segundo a Wikipédia, liquidificador é um utensílio culinário elétrico que serve para transformar em puré uma grande variedade de alimentos. Foi inventado em 1922 por Stephen Poplawski e é basicamente formado por uma base com um motor elétrico que faz rodar um pequeno conjunto de lâminas no fundo de um recipiente onde se colocam os alimentos a triturar.

O liquidificador é um eletrodoméstico barato e de fácil acesso. Ele ajuda nas tarefas domésticas e é quase que indispensável para uso profissional. Há inúmeras receitas de sucos, vitaminas, bolos salgados, molhos, doces, bolos doces utilizando esse utensílio.

E pra você? O que significa segredos de liquidificador?

2 comentários: