quarta-feira, 3 de março de 2010

Torta de frango




Tortas são deliciosas! Quem não gosta de uma torta bem feita e cheirosa?
Torta é um tipo de pastelaria, é um prato feito de massa de farinha de trigo, gordura, ovos e água, recheada com misturas salgadas ou doces, como carnes, aves, caça ou frutas. A massa pode também ser feita com massa de pão-de-ló ou de biscoitos esmigalhados e massa folhada.
Podem ser cobertas ou descobertas. As tortas doces francesas, tartes, geralmente são feitas com massa folhada e sem cobertura. As inglesas têm crosta dupla, fundo e cobertura, e são assadas em fôrma rasa.As vezes a cobertura tem forma de treliça.
Geralmente são feitas em fôrma redonda, rasa, canelada ou não. Podem ser assadas com ou sem recheio. Nesse caso, a massa deve ser furada com um garfo antes de ir ao forno, para evitar a formação de bolhas de ar durante o cozimento. Para que a massa não perca seu formato, deve ser forrada com papel alumínio ou papel manteiga e por cima coloca-se grãos de feijão cru.
Pouco antes de sair do forno definitivamente, os grãos e o papel são retirados para que a massa (já cozida) possa dourar.


Torta de frango

Ingredientes do recheio:
500 g de sobrecoxa de frango, sem a pele
1 long neck de cerveja clara
1 cenoura média em rodelas grossas
½ cebola em cubos grandes
3 dentes de alho amassados
1 folha de louro
1 tablete de caldo de legumes
1 xícara de talos de salsinha
Sal
Pimenta-do-reino preta

Ingredientes da massa:
200 g de farinha de trigo
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher de chá de sal
1 ovo em temperatura ambiente
1 a 2 colheres de sopa de água

Ingredientes para o refogado do recheio:
½ cebola em cubinhos
2 dentes de alho em lâminas
1 lata de palmito
2 colheres de sopa de azeitona verde em lâminas

Modo de preparo do recheio:
Coloque todos os ingredientes em uma panela, cubra com água e ajuste o sal e a pimenta. Leve para ferver até que o frango esteja desmanchando. Fique de olho na panela, pode ser que precise pingar água de vez em quando.
Separe o frango e desfie, reserve. Bata o caldo que ele foi cozido no liquidificador e se quiser passe por uma peneira. Reserve.
Em uma panela refogue a cebola, o alho e junte o frango desfiado. Coloque o caldo batido (vá colocando aos poucos para sentir a consistência do recheio, não pode ficar muito molhado), as azeitonas e o palmito. Corrija o sal e a pimenta. Reserve.

Modo de preparo da massa:
Coloque a farinha e o sal peneirados em uma tigela. Coloque a manteiga em cubos e vá esfarelando com as pontas dos dedos até ficar parecido com uma “farofa”, não é para amassar!
Abra um buraquinho no meio dessa mistura e coloque o ovo batido no centro. Vá incorporando o ovo aos poucos no restante da massa com as pontas dos dedos. Coloque 1ou 2 colheres de sopa de água até a massa dar liga. Não trabalhe muito essa massa, pois ela endurece.
Enrole-a e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos para descansar.
Abra metade da massa e forre o fundo de um refratário, fure com um garfo e pincele a massa com clara de ovo (para evitar que a massa fique crua), coloque o recheio (se quiser pode colocar umas colheres de requeijão) e cubra com a outra metade da massa. Pincele com gema de ovo, polvilhe com queijo parmesão e leve para assar em forno baixo até que fique dourada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário